Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro
Aveiro vai acolher, ao longo dos próximos três meses, a 17.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que traz a Aveiro várias exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias e visitas guiadas. O evento tem a sessão de abertura, marcada para o próximo sábado, dia 18 de outubro, pelas 15h30, no Teatro Aveirense, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
Segue-se a inauguração das Exposições, nomeadamente:
Exposição Concurso Internacional | Museu de Aveiro / Santa Joana.
Curandeiro e Feiticeiros do fogo, do artista peruano Carlos Oliveira, na Galeria da Pedra do Museu de Aveiro / Santa Joana.
Europa Cerâmica, do Agrupamento Europeu de Cooperação de Cidades de Cerâmica, na Praça da República.
A Poesia da forma. Sonhos., de Núria Figueiredo, no Atlas Aveiro.
Múltiplos, da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na Praça do Rossio.
Fragilidade, de Paula Bastiaansen, no Museu Arte Nova.
Fusão de Visões, da AIC Benelux, no Museu da Cidade.
Do Vermelho ao Vermelho, de Heitor Figueiredo, na Galeria do edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro.
Heliotropismo, da portuguesa Lisa Barbosa, na ESTAÇÃO.
A Bienal, que encerra a 18 de janeiro do próximo ano, é uma mostra de excelência com artistas de todo o mundo, exposições, workshops e muita programação cultural. Convidamos a visitar Aveiro e a descobrir a cerâmica como arte contemporânea.
O momento mais importante da sessão de inauguração da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, será a entrega dos prémios do concurso internacional.
Este concurso internacional volta a ser uma mostra das tendências da cerâmica artística contemporânea.
Resultado da seleção do júri, a partir de um universo de 782 obras e de 488 candidaturas, são apresentadas 110 obras de 96 artistas que refletem diferentes geografias e conceitos, tal como exprimem abordagens inovadoras das técnicas e dos materiais cerâmicos. Cor, forma, textura, conceito e expressão são o mote para uma exposição que reforça a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro como um evento de referência em todo o mundo.
O júri foi presidido por Wan Liya, em representação da Academia Internacional de Cerâmica, e composto por Nele van Wieringen, do Keramikmuseum Westerwald, membro da Rota Europeia da Cerâmica; Patrice Jarque, em representação do Agrupamento Territorial Europeu de Cidades e Vilas de Cerâmica e das Cidades e Vilas de Cerâmica de França; Alda Tomás, da Manufatura Vista Alegre; e Rui Silva, em representação da Universidade de Aveiro, através do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica.
Uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro visa contribuir para a produção de cerâmica artística contemporânea, através do estímulo à experimentação e à criatividade. A iniciativa constituiu-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica e tem contribuído para uma formação didática e para o desenvolvimento de caráter cultural.
Consulte o vasto programa em https://bienalceramicaaveiro.pt/
