Exposição permanente
Percurso Monumental
O Museu de Aveiro apresenta um circuito de visita com duas partes distintas, mas complementares: o percurso monumental e a exposição permanente.
O percurso monumental pelo antigo Convento de Jesus mostra os espaços conventuais que sobreviveram até aos nossos dias. São, na sua maior parte, espaços sagrados, uma vez que as áreas privadas desapareceram devido às sucessivas obras de adaptação deste edifício a colégio e, posteriormente, a museu. Desapareceram as celas, a enfermaria, a botica, as oficinas e os celeiros. Sobrevivem ainda alguns vestígios das cozinhas na área da atual cafetaria.
No piso térreo do convento podem ver-se o coro baixo, com o túmulo da Princesa Santa Joana; a Igreja de Jesus, com ligação pela Capela de Santo Agostinho; o claustro, com as suas capelas, sala do capítulo e refeitório. No piso superior, o claustro dá acesso ao coro alto e às capelas devocionais que lhe são contíguas.
No espaço da exposição permanente (1º piso), surgem ainda vestígios do antigo convento: o Coro Alto, a Sala de Lavor e a Capela do Senhor dos Passos.
- Portaria do Convento
- Coro Baixo
- Capela de Santo Agostinho
- Igreja de Jesus
- Claustro
- Sala do Capítulo Velho
- Refeitório
- Sala do Lavabo
- Capela de São João Evangelista
- Capela de São João Baptista
- Sala do Capítulo Novo
- Capela de São Simão
- Coro Alto
- Capela de Nossa Senhora da Conceição
- Capela de Nossa Senhora do Rosário
- Sala de Lavor
- Capela do Senhor dos Passos
Exposição Permanente (piso 1)
As coleções do Museu são essencialmente provenientes do Convento de Jesus. Este fundo primitivo foi sendo enriquecido com bens provenientes de outros conventos de Aveiro, de Coimbra e de Lisboa. Assim, as coleções são, na sua maior parte, de arte sacra.
O núcleo inicial da exposição é dedicado ao culto e à iconografia da Princesa Santa Joana, apresentando as imagens e as relíquias que saem anualmente em procissão no dia 12 de Maio, aniversário da sua morte.
A partir desta sala, as coleções são apresentadas por ordem cronológica, desde o século XV ao século XIX, seguindo os grandes períodos convencionados pelos estudos de História da Arte.
O percurso expositivo integra duas capelas conventuais: a capela memorial da Princesa Santa Joana, conhecida por Sala de Lavor, e a Capela do Senhor dos Passos.
O acervo da Capela de São Domingos e dos Santos da Ordem é apresentado numa sala temática.
- Sala 1 – Iconografia de Santa Joana
- Sala 2 – Testemunhos materiais da Princesa Joana - Relicários
- Sala 3 – A Princesa em Aveiro
- Sala 4 - Do final da Idade Média ao Renascimento
- Sala 5 – Capela de S. Domingos e aos Santos da Ordem.
- Sala 6 - Despontar do Barroco
- Sala 7 - A afirmação do Barroco
- Sala 8 – O esplendor do Barroco
- Sala 9 - Do Barroco ao Rococó
- Sala 11 - O Rococó