Missão e História
O Museu de Aveiro / Santa Joana é um museu de arte sacra que tem como missão estudar, conservar e divulgar as coleções que estão à sua guarda e o monumento em que se encontra instalado, bem como contribuir para a execução da política museológica nacional e local.
Instalado no edifício do extinto Convento de Jesus, a sua história está intimamente ligada à história da instituição que lhe deu origem.
O Convento remonta ao ano de 1458. Catorze anos mais tarde entrava na comunidade a Princesa D. Joana, filha de D. Afonso V e irmã de D. João II, facto que muito contribuiu para o engrandecimento do Convento.
Sem um plano inicial que delineasse a estrutura arquitetónica da Casa, o edifício foi crescendo de forma desarticulada, em resposta às solicitações dos tempos e do crescente número de freiras.
Fazem parte da primitiva configuração a igreja, o claustro, o coro de baixo, o de cima, a sala do capítulo, o refeitório e a cozinha. Seguem-se o claustro renascentista e mais tarde a galilé, de entrada para a Igreja.