Museu de Aveiro / Santa Joana

O Museu de Aveiro / Santa Joana é um museu de arte sacra que tem como missão estudar, conservar e divulgar as coleções que estão à sua guarda e o monumento em que se encontra instalado, bem como contribuir para a execução da política museológica nacional e local.
Instalado no edifício do extinto Convento de Jesus, a sua história está intimamente ligada à história da instituição que lhe deu origem.
O acervo do museu é, em grande parte, constituído por objetos provenientes do Convento de Jesus de Aveiro. A este núcleo juntam-se bens provenientes de outros conventos extintos e igrejas, de Aveiro, Coimbra e Lisboa.
As coleções são muito diversas, abarcando pintura, escultura, talha, têxteis, cerâmica, azulejo, ourivesaria, mobiliário, gravura, vidro, metais, arqueologia e espólio bibliográfico, do século XV ao século XIX, com especial relevância para o período barroco.
O Museu de Aveiro apresenta um circuito de visita com duas partes distintas, mas complementares: o percurso monumental e a exposição permanente.
O percurso monumental pelo antigo Convento de Jesus mostra os espaços conventuais que sobreviveram até aos nossos dias, em especial a Igreja de Jesus e os Clautros.
No espaço da exposição permanente composto por 11 salas (1º piso), surgem ainda vestígios do antigo convento: o Coro Alto, a Sala de Lavor e a Capela do Senhor dos Passos.