O Museu
Ecomuseu da Marinha da Troncalhada
Cais das Pirâmides e Rua do Sal
Marinha da Troncalhada, onde os marnotos mantêm vivo um património milenar de Aveiro.
O Ecomuseu da Marinha da Troncalhada é uma marinha de sal inserida no Grupo Sul do Salgado Aveirense, cuja atividade museológica teve início nos finais da década de 1990. Com uma área de 36.500 m2, produz sal marinho artesanal segundo métodos ancestrais.
O Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, um dos núcleos museológicos do Museu da Cidade, dá a conhecer a história local e as vivências da salicultura, ao mesmo tempo que mostra os métodos de produção artesanal de sal, herdeiros de um saber-fazer transmitido de geração em geração e que transformam os marnotos num património vivo.
Para além da paisagem única, é, ainda, possível observar a flora e a fauna características da laguna. A salicórnia, uma planta muito suculenta e comestível, ou a gramata branca, exemplificam a diversidade florística. O perna-longa, o borrelho de coleira interrompida, o pilrito ou a andorinha do mar dão vida à fauna que ocorre na marinha e que faz dela residência e local de nidificação, emprestando movimento e sonoridades muito particulares a este lugar.
O Ecomuseu da Marinha da Troncalhada tem entre os seus objetivos o incentivo à investigação, a transmissão de conhecimento e a divulgação do património histórico-natural salineiro, entendido como fator identitário da região e da sua memória coletiva. Contribui, ainda, para o reconhecimento da atividade dos marnotos e para a preservação das marinhas de sal, bem como da paisagem histórica lagunar.
Sendo um espaço aberto, permite visitas livres apoiadas por painéis interpretativos. Os conteúdos informativos constantes do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada podem ser complementados com uma visita ao Museu da Cidade.